O bailarino, coreógrafo, ator e professor nasceu em Lins, estado de São Paulo. Depois de morar em algumas cidades do Paraná, chegou em São Paulo aos 18 anos.
Aos 23 anos, formado em comunicações, procurou a professora de dança Maria Duschenes, introdutora do método Laban no Brasil. O contato com a mestra definiria sua vocação.
Partindo da formação do método de Laban, Violla estudou outras técnicas que lhe proporcionaram uma riqueza de linguagens que seriam fundamentais para suas atividades como ator, bailarino, coreógrafo e professor. Fez aulas de balé clássico e, principalmente, de dança moderna nos estúdios de Merce Cunningham, A. Ailey, Martha Graham e A. Nikolais. Teve contato com as técnicas contemporâneas de Trisha Brown, Steve Paxton, Sarah Rudner e outros.
Ampliando horizontes, pesquisou em muitas viagens o rico vocabulário das danças folclóricas e étnicas. Além disso, acrescentou a seus conhecimentos de anatomia e fisiologia as pesquisas científicas e terapêuticas de G. Alexander, M. Feldenkrais, B. Cohen, Ehrenfried, entre outros.
Paralelamente às aulas baseadas no movimento natural, Violla praticamente reintroduziu e renovou o ensino das danças de salão em São Paulo, mantendo cursos de enorme sucesso que resultaram em espetáculos memoráveis elogiados pela crítica e sucesso de bilheteria como "Salão de Baile" e "Bailes do Brasil".